A Escola de Música de Paredes (Solidó), foi fundada em Outubro de 1976 e é dirigida pelo seu fundador TOBIAS ALVES DE CARVALHO.
É também uma Escola Inclusiva.
Conta com um grupo de docentes de alto nível profissional e artístico, alguns dos quais estrangeiros e colaboradores que, com elevada competência, dedicação e entusiasmo tem desenvolvido um notável trabalho, no âmbito do ensino vocacional da Música.
Uma organização eminentemente vocacionada para o apoio à juventude no quadro específico da execução e formação musical, assim como permitir a jovens músicos a continuidade nas suas carreiras e obtenção de prática de conjunto.
Aliada a outras iniciativas curriculares, a Escola regularmente promove audições trimestrais de tipo restrito, mais interno, de preparação, só aberto a colegas e encarregados de educação, independentemente de Concertos, coral, passeios escolares, visitas de estudo, exposições, etc.
Tem o privilégio de ter sido a primeira Escola fundada na região do Vale do Sousa.
Desde sempre o seu primordial objetivo foi desenvolver estruturas que permitam o acesso dos bens culturais à população na região do Vale do Sousa.
Integrada num sistema educativo que visa a educação global e equilibrada do jovem, a educação musical contribui, constantemente, para a formação geral das várias componentes da personalidade, como os factores cognitivo e afetivo, a capacidade de coordenação motora, a integração social e cultural.